
Javier Di Mar-y-abá é pseudônimo de Francisco Xavier Pereira dos Santos, nasceu em Marabá, em dezembro de 1955, é professor, poeta, músico, compositor, interprete, ativista cultural, ator e autor dos livros “Sob as Luzes de Argos”, “Aquarius”, “Ensaios de encantamentos e Lições”, possui poemas publicados em diversas antologias, entre elas, a Antologia Tocantina. Além disso já venceu diversos festivais de músicas pelo Brasil a fora e alguns prêmios literários, entre os quais destacam-se o Prêmio de Poesia de Bragança/PA, o Prêmio Inglês de Sousa, promovido pela ALSSP – Academia de Letras do Sul e Sudeste Paraense e o Prêmio Professor Poeta, promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Marabá. Possui alguns alguns escritos inéditos é membro das Academias de Letras de Marabá e de Rondon do Pará.
Como ativista cultural participou da criação do FECAM – Festival da Canção em Marabá, inclusive dando nome que no início era chamado Festival da Canção de Marabá
membro do GAM – Galpão de Artes Marabaense, sócio-fundador da AMASP – Associação de Músicos e Artistas do Sul e Sudeste do Pará.